O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar.

O prazer da comida é o único que, desfrutado com moderação, não acaba por cansar.
Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram."

domingo, 28 de fevereiro de 2010

1ª receita, tinha que ser Doce...

Há cerca de 3 anos recebi, como prenda de natal, uma maquina de fazer o pão. Desde então cá em casa virou uma autêntica padaria...
Mas só muito recentemente é que me apercebi que para além do pão poderia fazer muito mais coisa. Já sabia que poderia fazer bolos, doces e compotas, mas, graças a internet e aos diversos blogues que vão surgindo, percebi que poderia fazer outro tipo de comida. Ainda não experimentei, mas um dia talvez o faça.
Bom, voltando ao que me fez criar este espaço, venho partilhar as minhas primeiras experiências que registei para colocar aqui.
Vamos começar por:
Compota de Laranja, Cenoura e Gengibre (MFP):

Ingredientes:
600 gr. Laranja descascada (sem a parte branca) e cortada em pedacinhos
200 gr. Cenoura ralada
1 pitada de Gengibre a gosto
300 gr. Frutose (ou açucar)
nota: estas quantidades podem variar, eu fiz a média de metade do açucar para o peso da fruta, mas como pus frutose cortei mais um pouco.
Preparação:
Junta-se tudo na cuba da máquina do pão e coloca-se no programa doce (jam), que na minha é o 9 com a duração de 1h20m. Após terminar este tempo, coloquei por mais 2 vezes 30min, porque pareceu estar muito líquido, mas este tempo é opcional.
Após terminar, coloquei em frascos de vidro, previamente esterilizados e fechei a vácuo.Caso não gostem dos pedaços da fruta, podem triturar tudo, mas eu queria que ficasse com os pedaços, principalmente da cenoura.
O resultado foi este...

Sem comentários:

Enviar um comentário